Formas de Ingresso na UFSC – Comunidade Internacional
A comunidade internacional conta com diversas formas de ingresso na UFSC. Veja informações sobre cada uma delas nessa página.
Atenção: todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSC são ministrados em português, com exceção de disciplinas oferecidas pelos cursos de Letras Estrangeiras, e de um conjunto de disciplinas divulgadas anualmente em nosso Catálogo de Disciplinas Oferecidas em Língua Estrangeira.
GRADUAÇÃO
Estudantes regulares
:: Vestibular
:: Processo seletivo especial para refugiados, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadores de visto humanitário
:: Processo Seletivo por Histórico Escolar
:: Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
:: Transferência e Retorno
:: Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC)
Estudantes de intercâmbio
:: Programa Incoming
:: Estágios
PÓS-GRADUAÇÃO
:: Estudantes regulares e de intercâmbio
:: Estágios
:: Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)
PROFESSORES, PESQUISADORES E SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
:: Pós-Doutorado
:: Professores Visitantes
:: Servidores Técnico-Administrativos Visitantes (em construção)
Cursos de português
O Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português – Língua Estrangeira (NUPLE) da UFSC oferece cursos de língua portuguesa, semestralmente, para todos os níveis de proficiência. Esses cursos são abertos aos alunos da UFSC e ao público em geral.
Para mais informações, clique aqui.
Sobre visto e registro migratório:
Estudantes e visitantes internacionais são responsáveis por obter o visto adequado antes de viajar para o Brasil. Em caso de dúvidas, devem consultar o Consulado Brasileiro em seu país de origem. Ao chegar, é necessário comparecer à Polícia Federal para regularizar a situação imigratória. A SINTER oferece apoio na obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM). Para saber mais, acesso o site da SINTER.
Esperamos você na UFSC!
GRADUAÇÃO
Estudantes regulares
:: Vestibular e outros processos seletivos
O Vestibular é o principal processo seletivo para ingresso na UFSC. Ele classifica os candidatos com base no seu desempenho em uma prova e os qualifica para o ingresso nos cursos de graduação. Estrangeiros também podem se inscrever para a prova, que é realizada anualmente.
Além do Vestibular, a UFSC realiza um processo seletivo especial para refugiados, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadores de visto humanitário, além de processos seletivos específicos para cursos de graduação a distância e outros cursos diferenciados.
Desde 2025, a UFSC também oferece um processo seletivo para vagas remanescentes com base no histórico escolar do ensino médio dos candidatos.
Para mais informações sobre todos os processos seletivos, acesse o site da COPERVE/UFSC.
:: Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
Criado oficialmente em 1965, o programa PEC-G oferece a estudantes de países com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições são feitas diretamente pelas embaixadas e consulados brasileiros nos países participantes. Para mais informações, visite o site da SINTER e o site oficial do programa.
Semestralmente, em data definida pelo calendário acadêmico da UFSC, o Departamento de Administração Estudantil (DAE) publica um edital com as vagas disponíveis em cada curso de graduação para transferência externa (alunos de outras instituições de ensino superior, inclusive estrangeiras), retorno (alunos que já se formaram na UFSC ou em outra instituição e desejam cursar uma nova graduação) e transferência interna e retorno (alunos que estão trocando de curso na UFSC ou retornando para um curso em que estavam matriculados). Para mais informações, acesse o site do DAE/UFSC.
:: Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC)
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa instituído pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições públicas de ensino superior brasileiras oferecem vagas aos candidatos de acordo com seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estrangeiros também podem se inscrever para o ENEM. Para mais informações, acesse o site do SiSU/MEC.
Estudantes de graduação de universidades internacionais que possuem acordo de cooperação com a UFSC podem estudar na instituição por um ou dois semestres por meio de um programa de intercâmbio. Para mais informações e procedimentos de inscrição, acesse o site da SINTER.
Estudantes de graduação de universidades internacionais que possuem acordo de cooperação com a UFSC podem realizar estágios na instituição. Para saber mais, acesse o site da SINTER.
PÓS-GRADUAÇÃO
Estudantes regulares e de intercâmbio
Os Programas de Pós-Graduação da UFSC estabelecem seus próprios procedimentos para o ingresso de estudantes internacionais que desejam cursar mestrado ou doutorado, participar de um programa de intercâmbio, ou realizar estágios. Portanto, entre em contato com o Programa de seu interesse para verificar os requisitos específicos de inscrição. Veja a lista de todos os programas de pós-graduação oferecidos pela UFSC e seus respectivos websites aqui.
A UFSC também oferece a possibilidade de acordos de cotutela, que permitem que estudantes da UFSC e de instituições estrangeiras parceiras realizem mestrado ou doutorado e obtenham dupla titulação em ambas as universidades, desde que permaneçam pelo menos 6 meses em cada uma delas. Para mais informações, visite o site da PROPG/UFSC.
:: Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)
O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PEC-PG oferece a cidadãos estrangeiros dos países participantes a oportunidade de realizar cursos de mestrado ou doutorado, de forma plena ou parcial, em instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Para mais informações, visite o site oficial do PEC-PG.
PROFESSORES, PESQUISADORES E SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
Pesquisadores que já concluíram seu doutorado podem realizar estágio pós-doutoral na UFSC, vinculado a um Programa de Pós-Graduação e sob supervisão de um professor orientador. O ingresso acontece em fluxo contínuo e a inscrição é feita diretamente com o Programa de interesse. Para saber mais sobre o estágio pós-doutoral na UFSC, visite o site da PROPG/UFSC. Para ver a lista de todos os programas de pós-graduação oferecidos pela UFSC e seus respectivos websites, clique aqui.
O Programa Professor Visitante é direcionado a profissionais brasileiros ou estrangeiros. A atuação dos docentes ou pesquisadores visitantes em Programa de Pós-Graduação pode se dar através de bolsa concedida para esse fim pela sua própria instituição ou por agência de fomento, ou por contrato de trabalho por tempo determinado com a UFSC, realizado por meio de processo seletivo simplificado. Saiba mais no site da PROPG/UFSC.
:: Servidores Técnico-Administrativos Visitantes
(em construção)
Cursos de português
O Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português – Língua Estrangeira (NUPLE) da UFSC oferece cursos de língua portuguesa, semestralmente, para todos os níveis de proficiência. Esses cursos são abertos aos alunos da UFSC e ao público em geral.
Para mais informações, clique aqui.
Sobre visto e registro migratório:
Estudantes e visitantes internacionais são responsáveis por obter o visto adequado antes de viajar para o Brasil. Em caso de dúvidas, devem consultar o Consulado Brasileiro em seu país de origem. Ao chegar, é necessário comparecer à Polícia Federal para regularizar a situação imigratória. A SINTER oferece apoio na obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM). Para saber mais, acesse o site da SINTER.


